Sebrae/CE impulsiona o turismo cearense com rotas, negócios e experiências náuticas
22/10/2025
(Foto: Reprodução) Juazeiro do Norte integra Rota Cariri com turismo religioso
divulgação
O Sebrae/CE marca presença na BTM – Brazil Travel Market 2025, que acontece de 23 a 25 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, com uma ampla agenda voltada ao fortalecimento do turismo no estado. Com o propósito de posicionar o Ceará como um dos destinos mais completos e competitivos do país, a instituição apresentará as oito Rotas Turísticas, apoiadas em parceria com o Governo do Estado, promoverá rodadas de negócios estratégicas e destacará o turismo náutico como estratégia de desenvolvimento econômico e sustentável, especialmente em Fortaleza.
Em todo o estado, a instituição tem atuado para qualificar empreendedores, promover práticas sustentáveis e ampliar a visibilidade dos destinos cearenses em nível nacional e internacional.
Durante a BTM, o Sebrae participará ativamente da Rodada de Negócios, reunindo 200 agentes de viagens e 20 fornecedores nacionais e internacionais. O objetivo é fomentar conexões, ampliar oportunidades comerciais e reforçar a presença das oito Rotas Turísticas: Rota das Emoções, Rota Verde do Café, Rota das Falésias, Rota das Tradições, Rota Cariri, Rota Mirantes da Ibiapaba, Rota Sertão Monumental e Rota Costa dos Ventos. Cada uma delas representa um recorte da diversidade natural, cultural e econômica do Ceará.
Entre os principais destaques da programação e uma das novidades apresentadas pelo Sebrae/CE, está o fortalecimento do turismo náutico, segmento em franca expansão na capital cearense. O segmento movimentou R$ 1,38 bilhão em 2025, com um crescimento de 21% em relação ao ano anterior.
Para comprovar esse crescimento, empresas do setor estarão presentes no estande do Sebrae/CE, apresentando produtos e experiências voltados a esportes aquáticos como kitesurf, windsurf e stand up paddle.
“O número de turistas interessados em esportes náuticos cresceu de 297 mil em 2024 para 350 mil em 2025. A partir de um mapeamento de oportunidades, identificamos as necessidades das empresas e estruturamos um plano de ação que inclui capacitação, promoção e presença em grandes eventos. Nosso objetivo é consolidar o turismo náutico como referência de experiência e sustentabilidade em Fortaleza”, afirma Evelynne Tabosa, gestora do projeto de turismo do Sebrae/CE.
Outro momento de destaque do evento será a apresentação do Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027, desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae Nacional e o Ministério do Turismo. O plano é uma estratégia pensada para posicionar o Brasil como destino internacional de experiências autênticas e sustentáveis, com foco na diversidade cultural, natural e criativa do país. As ações desenvolvidas em parceria com o poder público e o trade turístico têm sido fundamentais para impulsionar o setor em todo o mundo.