Lula parabeniza Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho por prêmio em Cannes: 'orgulho de ser brasileiro'
24/05/2025
(Foto: Reprodução) Wagner Moura ganhou prêmio de melhor ator e Kleber Filho, de melhor direção. É a primeira vez na história que um ator brasileiro ganha esse prêmio no festival.
O diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho recebe o prêmio de Melhor Ator em nome do ator brasileiro Wagner Moura pelo filme "O Agente Secreto" durante a Cerimônia de Encerramento da 78ª edição do Festival de Cinema de Cannes, em Cannes, sul da França, em 24 de maio de 2025.
Sameer AL-DOUMY / AFP
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou neste sábado (24) o ator Wagner Moura e o diretor Kleber Mendonça Filho pelos prêmio recebidos no Festival de Cannes por "O Agente Secreto".
Wagner Moura ganhou o prêmio de melhor ator. É a primeira vez na história que um ator brasileiro ganha esse prêmio no festival.
Kleber Mendonça Filho foi premiado com a melhor direção. É a primeira vez desde Glauber Rocha que um diretor brasileiro leva o troféu.
Nas redes sociais, Lula disse que "hoje é dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro" e de "comemorar o reconhecimentos que a nossa arte tem no mundo".
"E de curtir a felicidade de viver em um país que tem gigantes do porte de @kmendoncafilho e Wagner Moura. Os dois prêmios que O Agente Secreto conquistou há pouco no festival de Cannes – melhor diretor e melhor ator – mostram que o cinema de nosso país não deve nada para ninguém. E que seguiremos encantando os públicos e os críticos ao redor do planeta com filmes que mostram nosso talento, nossa cultura e capítulos importantes de nossa própria história", afirmou Lula.
Ambientado nos anos 1970, "O Agente Secreto" conta a história de um professor universitário (papel de Wagner Moura) que volta para Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que ele corre em plena ditadura militar.
Kleber também recebeu o prêmio de Wagner, já que ele não estava na premiação. "Eu tive muita sorte de ter a oportunidade de trabalhar com o Wagner Moura. Ele não é apenas um ótimo ator, mas também uma ótima pessoa. Eu o amo muito. Eu espero que o 'O Agente Secreto' traga muitas coisas a eles", afirmou o diretor.
Outros prêmios
Também nesta edição do Festival de Cannes, o filme brasileiro ganhou o prêmio da Crítica. O anúncio foi publicado no Instagram da Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci).
Esse prêmio, no entanto, não faz parte da lista oficial – a categoria foi criada por críticos de forma paralela. "O Agente Secreto" também levou o prêmio o “Art et Essai”, dos exibidores independentes da França.
Sobre a premiação
O Cannes funciona da seguinte maneira:
O júri deve "obrigatoriamente" entregar sete prêmios: Palma de Ouro, Grand Prix, Prêmio do Júri e as distinções de direção, roteiro e interpretação feminina e masculina;
As decisões são tomadas por maioria absoluta nas duas primeiras rodadas e por maioria relativa nas seguintes;
No geral, um filme só pode receber um prêmio, exceto o prêmio de Melhor Roteiro e do Júri que podem ser associados a um prêmio de interpretação;
Uma champanheira serve de urna: os membros do júri depositam um pequeno papel dobrado em quatro.
Brasil é o País de Honra no Festival
O festival de Cannes anunciou em fevereiro que o Brasil seria o País de Honra na edição de 2025.
A iniciativa, do Marché du Film (mercado de filmes do festival), celebra uma nação diferente a cada ano e reconhece suas contribuições para a indústria cinematográfica global.
O Brasil é o quarto país a receber o título, que já foi da Suíça (2024), Espanha (2023) e Índia (2022).
"Este prestigioso reconhecimento destacará a dinâmica indústria audiovisual do Brasil, seus talentos criativos e seu compromisso de longa data com a colaboração internacional", publicou o Ministério da Cultura no site do governo à época.