Fazer perguntas para IA pode consumir água suficiente para abastecer cidades brasileiras; veja lista
13/09/2025
(Foto: Reprodução) Qual a relação entre o uso de água e a inteligência artificial?
Fazer algumas perguntas por dia para plataformas de inteligência artificial pode consumir meia garrafa de água potável por pessoa.
Longe dos computadores e celulares, todos os dados processados pelas IAs passam por data centers que consomem muita energia e milhares de litros de água para se resfriarem.
🔎 Os data centers são espaços onde ficam os servidores usados para processar, gerenciar e armazenar grandes volumes de dados digitais. É deles que saem as respostas que o ChatGPT, por exemplo, te dá. Esses centros exigem uma infraestrutura robusta, com alto consumo de energia e sistemas de resfriamento que utilizam água potável.
Uma pesquisa feita no ano passado, na Califórnia, analisou a água usada tanto na geração de energia quanto no resfriamento dessas máquinas para estimar o gasto do ChatGPT. O que os cientistas descobriram é que, a cada comando com 20 a 50 perguntas, meio litro de água potável evapora.
Como a IA consome água?
IA usa meio litro de água por comandos de 20 a 50 respostas
Arte/g1
Quanta água está desaparecendo?
Pesquisadores da Universidade da Califórnia analisaram a “pegada hídrica” do modelo GPT-3, do Chat GPT. Como a empresa responsável pela ferramenta não divulga o volume de água consumido, os cientistas estimaram os dados com base no uso de energia e nos sistemas de resfriamento.
Segundo o estudo, entre 20 e 50 perguntas feitas a um chatbot como o ChatGPT podem evaporar o equivalente a meio litro de água potável.
Atualmente, o ChatGPT tem 400 milhões de usuários semanais. Ou seja, se cada um fizesse apenas entre 20 e 50 perguntas, o consumo estimado seria de 200 milhões de litros de água por semana.
🚰 Para entender a dimensão de toda essa água, analisamos o consumo diário de água nas cidades brasileiras por pessoa, com base nos dados do Instituto Trata Brasil. O valor usado em alguns comandos para a inteligência artificial seria o bastante para manter a população de cidades inteiras por um dia. Veja:
Guarulhos (SP): consome 170 milhões de litros de água por dia
Dourados (MS): consome 33 milhões de litros de água por dia
João Pessoa (PB): consome 116 milhões de litros de água por dia
Juiz de Fora (MG): consome 93,03 milhões de litros de água por dia
Niterói (RJ): consome 104,29 milhões de litros de água por dia
Sorocaba (SP): consome 126,99 milhões de litros de água por dia
Boa Vista (RR): consome 63,78 milhões de litros de água por dia